Alugar um imóvel pode gerar muita dor de cabeça, mas para diminuir os aborrecimentos, em 25 de Janeiro de 2010 entrou em vigor a Lei do Inquilinato(Lei 8.245/91) com novas regras para o aluguel de imóveis. As novas alterações feitas para facilitar a locação e assegurar maior segurança aos locadores e locatários.
Com relação ao reajuste de aluguel nada mudou, mas muitos apostam que ao entrar em vigor a nova lei, a procura pela locação de imóveis irá aumentar e certamente o aluguel subirá. Mas, mesmo assim ainda há muitas dúvidas com relação ao reajuste de aluguel e os direitos do locatário e do locador:
Como é feito o reajuste de aluguel?
A maioria dos contratos de aluguel, tanto imobiliário como pessoal, é feitosde acordo com o Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), conhecido popularmente como a “inflação do aluguel” que é revisto e alterado anualmente de acordo com a especulação imobiliária. Entretanto, a taxa do IGPM não é uma regra que deve ser seguida à risca e sim um valor de referência para as imobiliárias que podem aumentar e diminuir o valor do aluguel.
Quando é feito o reajuste do aluguel?
A dúvida mais frequente é com relação a data para o reajuste de aluguel. Após a divulgação da taxa de aumento do aluguel pelo IGPM, muitos pensam que o aumento deve ser feito imediatamente, porém, o aumento só poderá ser feito na data em que o contrato assinado pelo locador e locatário fizer aniversário de um ano. Após esse período, o reajuste de aluguel deve ser feito pelo proprietário do imóvel que pode levar em consideração o índice do IGPM e negociar com o locador para optar por um valor plausível para ambos os lados.
A dica de todos que acompanham o mercado imobiliário é negociar e acima de tudo ser um bom inquilino, respeitando o proprietário do imóvel, pagando o aluguel em dia e cuidando do imóvel. Com um bom relacionamento e com o cumprimento das regras é mais fácil conseguir um acordo com o dono, garantindo assim a renovação do contrato.
Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah
Nenhum comentário:
Postar um comentário