quarta-feira, 21 de março de 2012

Democracia no Brasil

O Brasil, país com uma das melhores democracias do mundo, ainda tem problemas para aplicar e entender esse importante conceito. 




A democracia consiste em um sistema de governo no qual o poder das decisões está com o povo. A palavra democracia surgiu da junção entre dois termos gregos, demo (povo) + cracia (poder) significando, assim, poder do povo. A forma de democracia exercida no Brasil é a democracia direta, também chamada de democracia “pura” ou “direta”. Nela, os cidadãos expressam a sua vontade de voto escolhendo os representantes para cada cargo disponível em eleição. Um outro tipo de democracia existente no mundo é a democracia indireta, onde o povo escolhe um representante, que por sua vez escolhe quem estará no poder.



Desonestidade

Símbolo da democracia
A democracia brasileira é considerada uma das mais desenvolvidas do mundo. Nosso sistema eleitoral é praticamente livre de falhas e a eleição acontece de forma muito transparente e prática. Porém, o conceito de democracia não atinge a excelência em área alguma além da organização dos votos. Jogos de marketing, compra de votos, manipulação pública e falsas promessas são, hoje em dia, traços comuns em nossos processos eleitorais, tão comuns que foram banalizados e já se percebe, no povo brasileiro em geral, o pensamento de que a honestidade é um adjetivo raro e surpreendente no meio político.


Quociente Eleitoral

Eleições
Um exemplo de como funciona a democracia brasileira é o uso que fazem da lei de quociente eleitoral. Essa lei aplica que ao votar em um candidato, o eleitor vota também, automaticamente, em seu partido. Assim, se um candidato do partido x tiver um grande número de votos, vários outros candidatos desse partido serão “arrastados” pelo mais votado, assumindo assim o poder sem ter o número de votos necessários. Tal lei foi aprovada com a intenção de acabar com a elitização dos partidos, dando lugar a partidos menores que possuíssem alguns candidatos representantes. Uma estratégia de abuso dessa lei foi usada nas ultimas eleições (2010), onde celebridades nacionais foram estrategicamente colocadas como candidatas em partidos pequenos, com a única intenção de angariar votos, arrastando assim os verdadeiros líderes do partido (alguns, inclusive, recentemente envolvidos em esquemas de corrupção e propina). Tais celebridades foram estratosfericamente votadas, pois, uma vez que o voto é obrigatório, mas a consciência nele não é, grande parte das pessoas se esquiva da informação, preferindo votar sem pensar antes. As vezes, tal comportamento é justificado como “protesto”, mas o verdadeiro protesto seria um voto verdadeiramente consciente.
Para melhorar a estrutura de uma democracia, assim como a de qualquer estrutura coletiva, deve-se investir em educação e esperar respostas a médio prazo. Não existe conserto imediato para esse tipo de problema, que está encravado na cultura do país, considerado por muitos portador de uma população “não preparada” para o sistema democrático que possui.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD