sexta-feira, 15 de junho de 2012

Meio ambiente e cidadania


A qualidade do meio ambiente está intimamente ligada ao exercício da cidadania, pois é necessidade para a própria preservação da vida.



Mãos envolvendo árvoreMuitas ações se realizam na intenção de preservar o meio ambiente. Uma delas é a Educação Ambiental, a qual, para que funcione se faz necessária a participação da sociedade como um todo e, sendo participativa, colabore para a mudança de hábitos com relação aos problemas ambientais. Evidente que isso não acontecerá do dia para a noite, mas na insistência nesse trabalho de educação, irá possibilitar o engajamento e a participação de todos, isto é, a escola, a família e a comunidade. Importante ressaltar que é obrigação do Estado fornecer as diretrizes para o desenvolvimento das ações.

Meio ambiente conceito

Mundo em gota de folhaO meio ambiente se denomina como o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura física, química e biológica que dará sustentação à vida nas suas mais diversas formas, sendo estas, tudo o que compreende e cerca o meio ambiente. E o progresso de degradação dele tem avançado assustadoramente, haja vista, o que aconteceu no Brasil a partir do seu descobrimento.

Meio ambiente constituição

A Educação Ambiental está inserida e garantida pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. No seu artigo 225 ela estabelece que seja dever do Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para preservar o meio ambiente.

Meio ambiente educação ambiental

Garota japonesa segurando muda de árvoreÉ claro que a Educação Ambiental, sozinha, não é suficiente na resolução de todos os problemas ambientais, mas é parte indispensável no processo. É a Educação Ambiental que promoverá a formação de cidadãos conscientes no papel da preservação do meio ambiente, os quais estarão aptos a tomar decisões sobre problemas ambientais que servirão no desenvolvimento de uma sociedade sustentável. E o poder público é fundamental, bem como, responsável pela concretização das demandas.

Meio ambiente e cidadania

Mãos em volta de Planeta TerraExercitar a cidadania é a maneira que uma pessoa tem para que seus direitos sejam garantidos e respeitados. Os valores morais ou espirituais do homem, tais como, a honestidade, a verdade, a justiça, a ética, a disciplina, a integridade, a paz e o amor, são elementos fundamentais que o torna um membro ativo da sociedade, exercendo o seu papel de cidadão, para que saiba e possa exigir o que é de seu direito.
Desenvolver ações permanentes para que seja fortalecida uma consciência maior sobre os problemas ambientais, incentivando a participação de todos. A qualidade ambiental está intimamente ligada ao exercício da cidadania.
O meio ambiente não é tão somente as áreas de preservação e lugares bonitos, mas tudo o que se refere à agua, ar, solo, flora, fauna e ao homem, etc. Todos estão sofrendo com algum tipo de degradação.
Tudo se modifica quando o meio ambiente é atingido e quando se altera o clima, a saúde está sendo prejudicada. Preservar é necessidade para a própria preservação da vida.
“Apenas quando o homem matar o último peixe, poluir o último rio e derrubar a última árvore irá compreender que não poderá comer o dinheiro que ganhou”.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD