quinta-feira, 22 de março de 2012

Ética pública no setor público

Os valores éticos que deveriam nortear a administração pública, a sociedade como responsável direta para provocar mudanças necessárias. 

Balança da justiça com algemas e malhete O Brasil parece que nunca sentiu tanto a falta de ética no que diz respeito à atividade pública. Sente-se que a ética foi transformada numa banalidade, em que as atitudes, os conceitos e as decisões não importem mais quais sejam.                                                   A ética talvez até seja uma condição mundial, mas não é o que vemos aqui em nosso país e tanto a população brasileira quanto o próprio país merece respeito, a se começar pela questão ética.


Na filosofia é o termo usado para os assuntos morais. Deriva do grego e significa “aquilo que pertence ao caráter”. A ética fundamenta-se na boa vivência pelo pensamento humano.O que é ética

Ética pública


Homem segurando um anjinho e um capetinha em suas mãos.A sociedade hoje está cética no que diz respeito à moralidade da administração pública. Não se acredita mais, pois provavelmente está cansada de assistir aos desmandos políticos e administrativos que a cada dia que passa são manchetes nos meios de comunicação. A ética pública deveria ser um instrumento da administração que revitalizasse a forma de tomada de atitudes, de maneira que ela fosse democrática e dos interesses do país, e não, de poucos. E ao servir o público, prestasse suas contas eticamente e principalmente todos aqueles que têm o poder e responsabilidade da decisão.

Ética no Brasil

Mala cheia de dinheiro Hoje, infelizmente, as palavras que mais se ouvem quando ligadas ao setor público são: corrupção, ladrão, “vai acabar em pizza”. O tal do “jeitinho brasileiro” tornou-se norma cotidiana e rotineira na prática comum. Mas, sempre é possível mudar ou melhorar esta condição. A sociedade organizada, entendendo que sua participação ativa de livre escolha, influencia positivamente para decisões corretas dos representantes, torna-se talvez, o fator mais importante de necessária mudança.
O cidadão comum, enquanto aquele que escolhe e cobra devem ser exemplos, demonstrando nas atitudes e pensamentos que não compactuam com nenhuma dessas formas de apodrecimento dos valores morais.
Vídeo muito interessante sobre a ética:

o que é ética e moral? Com Mario Sergio Cortella.



Fonte: http://www.zun.com.br/etica-publica-no-setor-publico/
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD