
Economia
O asfalto feito de pneu modifica as características químicas e físicas da liga asfáltica, permitindo maior resistência à fadiga e no seu processo de envelhecimento. Esse asfalto tem custos relativamente menores do que o comum, sujeitos a desgastes precoces. O asfalto borracha já com cinco anos de uso não apresenta fissuras ou outros desgastes.
Reciclagem
O Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, através da Reciclanip, entidade criada por fabricantes de pneus, coletou e destinou de forma ecologicamente correta em 2010, mais de 300 mil toneladas de pneus velhos que não seriam utilizados. Numa massa de asfalto podem ser utilizados 20% de borracha moída.
No mundo

Primeira experiência
Foi em 2001, na BR 116, entre Guaíba e Camaquã, no seu Km 319, no Rio Grande do Sul. Mais tarde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em pistas simuladas, realizou teste em asfalto comum e de borracha. Com uma carga de 10 toneladas e 98 mil repetições nas pistas, o comum estava todo trincado e o de borracha, não. Somente com 30 mil repetições, o de borracha sofreu incidências de baixa severidade
Além da preservação do meio ambiente o asfalto de pneus é comprovadamente o mais adequado.
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