sexta-feira, 16 de março de 2012

Asfalto feito de pneu

Antes um amontoado de pneus velhos, com prejuízo ao meio ambiente, hoje é material reciclado de ótimas características no asfalto.


Pneus.Os velhos pneus que se amontoavam pelo país sem destino certo e causando impacto ambiental nocivo ao meio ambiente, têm sido aproveitados de maneira muito eficiente quando triturados e misturados ao asfalto. Um pneu velho pode ser utilizado em cada metro quadrado de asfalto ecológico. A mistura garante alta viscosidade, baixo nível de ruídos, deixando a pista menos escorregadia em dias de chuva e pode durar até 20 anos. Veja alguns dados e benefícios do asfalto  feito de pneu.

Economia

Máquinas.
O asfalto feito de pneu modifica as características químicas e físicas da liga asfáltica, permitindo maior resistência à fadiga e no seu processo de envelhecimento. Esse asfalto tem custos relativamente menores do que o comum, sujeitos a desgastes precoces. O asfalto borracha já com cinco anos de uso não apresenta fissuras ou outros desgastes.




Reciclagem

O Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, através da Reciclanip, entidade criada por fabricantes de pneus, coletou e destinou de forma ecologicamente correta em 2010, mais de 300 mil toneladas de pneus velhos que não seriam utilizados. Numa massa de asfalto podem ser utilizados 20% de borracha moída.

No mundo

Asfalto sustentável.Muitos países já utilizam o asfalto de borracha: Estados Unidos, África do Sul, China, Austrália, Suécia, Holanda, Espanha, França e Japão, entre outros. No Brasil apenas uma resolução do CONAMA – a de n° 258/99, diz que as empresas fabricantes e as importadoras de pneus são obrigadas pela coleta e destinação adequada dos pneus inservíveis.




Primeira experiência

Foi em 2001, na BR 116, entre Guaíba e Camaquã, no seu Km 319, no Rio Grande do Sul. Mais tarde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em pistas simuladas, realizou teste em asfalto comum e de borracha. Com uma carga de 10 toneladas e 98 mil repetições nas pistas, o comum estava todo trincado e o de borracha, não. Somente com 30 mil repetições, o de borracha sofreu incidências de baixa severidade
Além da preservação do meio ambiente o asfalto de pneus é comprovadamente o mais adequado.

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