segunda-feira, 19 de março de 2012

Cuidados na compra de imóvel usado


Casal mudando-se para casa novaMuitos que ainda não têm sua casa própria vivem o sonho de tê-la algum dia. Pagamento de aluguel, como se diz, é “como se o dinheiro fosse pelo “ralo”. Já que o retorno do dinheiro investido não acontece. Mas, quando não se pode ter um imóvel novo, muitas pessoas fazem a opção de comprar um, mesmo que usado.
Nessas condições, é necessário tomar alguns cuidados antes da negociação para não sofrer com futuros aborrecimentos.

Documentos

Devem estar todos em ordem, como: pagamento do IPTU atualizado, escritura, o habite-se, a matrícula, os documentos pessoais do vendedor, bem como as certidões negativas e atualizadas dos Distribuidores Forenses estadual, federal e trabalhista referente ao imóvel.

Imóvel ocupado

Se o imóvel estiver ocupado pelo proprietário, tomar cuidado quanto a sua desocupação. Quando alugado, ver se os pagamentos estão em dia, examinar o contrato para possível cláusula de venda do imóvel, ou ainda, se existe alguma ação de despejo.

Localização

Casa à venda
Se o comprador não conhecer o local do imóvel, pesquisar junto aos vizinhos sobre sua zona de comércio, escolas, bancos, etc. e se há problemas com enchentes, barulho, trânsito, bares, clubes, etc. Recomenda-se visitar o local em vários horários e por vários dias.

Inspeção

É bom ver o imóvel várias vezes, para verificar se é aquele ideal para o gosto do comprador. Na dúvida, um arquiteto poderá dar opiniões mais seguras e especializadas.

Outras dicas

Orçamento.Verifique o horário da incidência do sol nos cômodos: dê preferência para os quartos e de manhã. Atente-se para sinais de rachaduras, manchas, descolamentos e umidade, que podem ser sinais de infiltrações ou vazamentos. Verifique a pressão da água: pouca pressão pode ser encanamento antigo ou vazamento. Por fim, dê atenção à instalação elétrica, fios desencapados e quadros desorganizados, além de perigosos, consomem mais energia ou não suportam a capacidade necessária.
Lembrando que comprar um imóvel usado para reforma deve ser uma atitude muito bem pensada antes da aquisição.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah      

Um comentário:

  1. como é bom ter alguém que abre os olhos do povo DEUS te abençõe grandimente eu creio que ainda eu terei minha casa propria em nome de jesus

    ResponderExcluir

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD