sábado, 17 de março de 2012

Democracia pontos positivos e negativos


Urna eletrônica e bandeira nacionalA democracia, que popularmente é definida como “o governo do povo, para o povo e pelo povo”, estabelece que este regime seja decidido pelo povo. Nesse conceito, ela é distinta em duas formas “direta”, em que o povo expressa sua opinião diretamente em cada assunto e “indireta”, quando o povo escolhe seus representantes. A palavra democracia vem do grego e quer dizer poder do povo.
A democracia surgiu na Grécia Antiga, mas foi pouco implantada nos países até o século XIV. Até então, os sistemas políticos davam o poder de decisão somente aos governantes, a partir do século XX, ela se espalhou e predominou no mundo.

Pontos positivos

Político dando entrevistaO voto é direito de todos e tem o mesmo valor, o povo pode formar com liberdade os partidos políticos, que obedecem a regras definidas, as pessoas têm liberdade de expressão, podem se manifestar livre e publicamente. Há o direito de voto livre e secreto em que é escolhido quem irá governar por um tempo definido, sendo livre a propaganda dos partidos políticos para angariar votos dos eleitores. Eleito, o governo pode ser fiscalizado pela imprensa livre, pelos parlamentares também eleitos, pelo povo e outros, com a posse, o governante deverá obedecer a uma Constituição aprovada pelos representantes do parlamento ou congresso.

Pontos negativos

Bolsa cheia de dinheiro
As decisões do governo tendo que ser aprovadas pelo poder legislativo, às vezes, demanda muito tempo para a votação de uma proposta, as pessoas que votam e que não tem base educacional, informação sobre os candidatos ou que não se interessam pela eleição, podem ser facilmente manipuladas pelos políticos desonestos, que quando eleitos, farão do seu mandato um benefício próprio ou de poucos. Através dessa manipulação, os candidatos poderão formar os seus “currais eleitorais” e se manterem no poder por muito tempo.
A democracia, expressão da liberdade, do direito de todos e da ética, será perfeita quando esses pontos negativos não existirem mais.

http://www.zun.com.br/c/mundo/politica/
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD