quinta-feira, 15 de março de 2012

Ditadores em países da África e do Oriente Médio

Na história de países da África e do Oriente Médio encontramos vários organismos sociopolíticos controlados por ditadores.


Ditadores charge de Diogo Salles Jornal da Tarde

Em linhas gerais, um governo ditador é marcado pelo seu caráter absoluto e soberano, contrário a condutas democráticas. Em grande parte dos regimes, o poder é obtido por meio de golpe de Estado. Mesmo que em alguns casos o ditador seja aclamado pelo povo (o que também pode ser momentâneo), o poder encontrado na figura do líder pode desenvolver um processo de autodenominação, em que as ações são feitas de forma tirânica e despótica.

África

protetos da Primavera Árabe no Egito
Laurent-Désiré Kabila, foi ditador da República Democrática do Congo, de 1997 a 2001. Neste período, aconteceram as 2 guerras do Congo. Na Tunísia, Zine El Abidine Bem Ali, foi ditador entre 1987 e 2011, quando foi deposto por revolta popular.
Já na Nigéria, Ibrahim Babangida, governou de 1985 a 1993. Babangida foi o mentor da anulação da eleição para presidente,  em que morreu o candidato Moshood Kashimawo Olawe Abiola. No Egito, Hosni Mubarak, foi ditador a partir de 1981, quando sucedeu Anwar Sadat depois do seu assassinato. Renunciou ao cargo em 2011 após 18 dias de protestos no país.

Oriente Médio

No Iraque, Ahmed Hassan al-Bakr, foi ditador de 1968 a 1979, do Iraque. No seu lugar entrou Saddan Hussein, um dos maiores ditadores da história do Oriente Médio. No poder até 2003, foi figura determinante para o surgimento de rumores de ameaças nucleares e também para debates sobre petróleo. Em 2003 foi tirado do poder pelos EUA e forças de apoio.
Hafez al-Assad,  foi ditador da Síria de 1970 a 2000. No poder por um golpe de Estado, deu ordens para o massacre de Hama, em que morreram 40 mil pessoas.
Na Líbia, Muammar Kadafi foi ditador de mãos de ferro por 42 anos. Seu regime foi marcado por movimentos revolucionários de afirmação terrorista e ações que envolveram e repercutiram países de todo o mundo. Foi deposto por revolta popular em 2011 e morto durante a tomada da cidade de Sirte.
Para muitos a forma de governo foge aos princípios da democracia de: governo do povo, para o povo e pelo povo.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD