domingo, 11 de março de 2012

Controlar orçamento doméstico

Controle seu orçamento doméstico e não exceda suas despesas, lembre-se de anotar todas as contas e de manter em dia as contas fixas.


Quando chega o começo do mês muitas pessoas começam a fazer as contas dos boletos de cartão de crédito, das contas de água e luz, aluguel, supermercado entre outros gastos eventuais, e quando se dão conta que a soma de tudo isso é maior que a renda familiar bate o desespero. Para controlar seu orçamento doméstico é preciso muito esforço e muita disciplina por parte de todos os membros da família, pois só com a cooperação é que se alcançará o resultado esperado. 








Faça uma lista

Pessoa escrevendoAnote todas as contas fixas como aluguel ou financiamento da sua casa, mensalidade escolar, gastos com carro/moto, condomínio, água e luz, supermercado, enfim, são aquelas contas que você terá que pagar todos os meses e geralmente não mudam, sendo que algumas variam de mês para mês, mas de maneira geral são valores fixos.

Cartão de crédito

Cartão de créditoEle tem sido o vilão do orçamento familiar. Os juros, multas e encargos por atraso do pagamento do boleto são muito altos e consome boa parte da renda total da família. Evite parcelar o boleto do cartão, pois diferente do que a maioria das pessoas pensam, o parcelamento é acarretado de juros e ao final, você pagará o dobro se optar em pagar apenas o mínimo, por isso faça apenas uma compra necessária com cartão e escolha uma parcela que caiba em seu orçamento.

Consumismo descontrolado

Mulher consumistaSão pequenas comprinhas durante todo mês que desregulam seu orçamento, evite comprar em prestações, mas se não tiver outra maneira parcele o produto em poucas vezes, para não pagar juros altíssimos. Se você possui filhos lembre-se que crianças sempre necessitam de cuidados especiais e geralmente acontecem alguns imprevistos, tenha sempre uma reserva mensal para que não haja surpresa desagradável ao final do mês.
Dê sempre prioridade ao que realmente é necessário, pergunte-se se você pode ficar sem aquele produto ou se realmente é algo indispensável.
Pesquise preços em mais de dois lugares antes de fechar uma compra, seja em supermercado ou qualquer outro departamento, pois os preços podem variar muito dependendo do produto, mas vise sempre qualidade, pois como diz o ditado “o barato sai caro”, são pequenas mudanças de hábito que farão toda diferença em seu orçamento, faça a prova e veja como o resultado é satisfatório.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD