quarta-feira, 18 de abril de 2012

Estratégia saúde da família do Ministério da Saúde

Mais que um programa, o Estratégia Saúde da Família é uma ação inteligente a favor da saúde das famílias menos favorecidas no Brasil.



Símbolo da ESFCom a intenção de proporcionar ações de prevenção contra agravos de moléstias e estabelecer um vínculo mais íntimo com as famílias de baixa renda das comunidades, a fim de saber qual a verdadeira condição social destas famílias, o Governo Federal criou a Estratégia Saúde da Família-ESF. Consiste em equipes formadas por um médico, um enfermeiro (a), dois auxiliares de enfermagem e quatro a sete agentes comunitários de saúde (ACS), e conta também com um dentista, um auxiliar e técnico de saúde bucal.

História

Família
O Programa Saúde da Família foi inaugurado em 1994 e mais tarde, percebendo a funcionalidade do programa dentro dasociedade, o governo Federal emitiu a portaria nº 648, de 28 de março de 2006, consolidando-o como “Estratégia Saúde da Família” que tem como objeto a universalidade dos serviços de saúde a serem prestados às comunidades, promovendo assim um recuo no fluxo de atendimento e internações hospitalares.

Equipes

As equipes da Estratégia Saúde da Família têm a função de atender a população que reside dentro da área de abrangência em que a unidade está localizada.

Enfermeiro

Chefe-responsável que, fundamentalmente, exerce a função de organizar e gerenciar a equipe, realizar pequenos procedimentos médicos, dentro e fora da unidade;

Médico

Realiza assistência integral, promove a medicina preventiva e dá manutenção à saúde de todos os integrantes da família, em todas as fases de desenvolvimento da vida;

Dentista

Realiza procedimentos clínicos referentes à sua função;

Auxiliares de enfermagem/de saúde bucal/de farmácia

Enfermeira aferindo pressão em um idoso em sua casa
Participam de atividades inerentes às suas funções;

Agente Comunitário de Saúde

Profissional que reside na área de abrangência do ESF que realiza visitas mensais às famílias, coletando informações sobre a saúde de cada morador e toma as devidas providências quanto a ela, orientando-os e encaminhando-os ao médico.

Para melhores informações entre no site Saúde da Família.
Fonte: www.zun.com.br

  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD