sábado, 10 de março de 2012

Controlar cartão de crédito

Cartão de crédito pode auxiliar, mas tem se tornado o grande vilão do orçamento familiar dos últimos tempos. Aprenda como controlá-lo.
                                                          

Cartões de crédito.O cartão de crédito tem sido o grande vilão do orçamento familiar dos últimos tempos. Se você tem mais de um cartão deve ficar atento para não gastar mais do que ganha e se endividar. Muitas pessoas utilizam o cartão e se esquecem que a fatura vai chegar no final do mês, e como sabemos, os juros e taxas do cartão de crédito são altíssimos e chegam a dobrar o valor da dívida que está em atraso. Vamos ver algumas dicas para controlar o seu cartão.  



Orçamento familiar

Fazendo contas do cartão.Liste os seus gastos mensais como aluguel, financiamento de carro ou imóvel, gastos com supermercado, água, luz, telefone, internet, escola, enfim, lembre-se daquelas contas que são fixas e que precisamos estar em dia para que não haja problemas. O cartão de crédito também  faz parte do seu orçamento familiar e não deve ultrapassar 20% da sua renda total. Use-o com cuidado e não perca o controle de suas contas.

Gastos extras

Comprando com cartão.Os imprevistos sempre acontecem, por isso, é necessário ter uma reserva mensal para arcar com eles, seja um remédio, uma consulta ou mesmo se você deseja viajar e sair em um final de semana com sua família. O cartão e uma excelente opção para esses momentos, porém, não se esqueça de fazer as contas do seu orçamento e dê preferência para os gastos fixos. Veja a ordem de importância das suas contas e gaste apenas o que é realmente necessário.

Pagamento mínimo da fatura

Fazendo conta.Essa é uma opção que as faturas oferecem, mas vale lembrar que pagar o mínimo da fatura não é a melhor escolha. Além de acarretar juros altíssimos, você estará pagando apenas as taxas e o capital devedor continuará negativo, ou seja, quando você perceber já pagou mais que o dobro do valor que devia e ainda continua devendo.
São pequenas atitudes que irão mudar totalmente seu orçamento doméstico, compre somente aquilo que é necessário e evite gastar com futilidades.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD