quinta-feira, 14 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE - Água potável e água pura

A água é o bem mais precioso que possuímos, pois dependemos dela para a sobrevivência. Saiba a diferença entre os tipos potável e pura.



ÁguaOs homens e todos os outros seres vivos dependem da água para sua sobrevivência. Porém, não somente para essa necessidade, pois se precisa dela também para outras utilidades como na higiene, no preparo de alimentos, limpezas diversas, bem como, nas indústrias, na agropecuária, criar novas substâncias, etc. É preciso, então, que seja utilizada de maneira responsável para evitar a queda de sua qualidade, pois se não for dessa forma, isto é, com desmazelo e irresponsabilidade, pode ser despejada em rios e mares, o que será de prejuízo à saúde.
Sendo assim, a água deve ser bem escolhida para consumo, bem como, a proteção dos rios e mares é um cuidado essencial à vida no mundo.
Veremos então a diferença entre água potável e água pura, que popularmente são tidas como sinônimos, o que é um erro.

Água potável

Copo de águaÉ a água apropriada para se beber e não contem substâncias nocivas à saúde, como elementos tóxicos e os microrganismos, tais como as bactérias, os protozoários e outros mais. A qualidade da água é vista através de três exames mínimos necessários para ser ingerida: deve ser incolor, insípida – sem sabor e inodora – sem cheiro. No entanto, devido a poluição, não é mais tão fácil encontrar dessa água nos mananciais e pode chegar um momento em que ela deixará de existir, assim a necessidade de controle no seu consumo.
Por conta dessa realidade que vivenciamos em nosso planeta existe através de tratamento efetuado pelas companhias de saneamento, a água tratada, que após passar por diversos processos como o recebimento de grandes cargas de produtos químicos, que têm o papel de retirar os elementos impuros, tais como a terra, produtos nocivos e as bactérias, passando a se tornar potável novamente, ou seja, ideal para o consumo.

Água pura

Processo de destilação da águaÉ a água que contém em sua composição somente as duas partículas de hidrogênio e uma de oxigênio – a chamada fórmula H2O e nada mais, isto é, não apresenta os sais minerais, não sendo própria, então, para o consumo. Além do mais é propensa a reter impurezas com muita facilidade. Não é água que se pode encontrar na natureza, pois é somente obtida através de um processo chamado de destilação, em que utiliza-se um destilador para obter-se a água destilada. O equipamento utiliza água fria para fazer a condensação do vapor d’água – que transforma, de novo, o vapor em líquido, obtendo-se então, a água pura ou destilada, que vai para um recipiente próprio.
É o tipo de água para ser utilizada pelos meios científicos ou em outras necessidades especiais – como remédios, água de bateria, etc.
Independente de qualquer característica da água é extraordinária a sua importância para a sobrevivência dos seres vivos e no atendimento de outras necessidades materiais.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD