Os termos propaganda e publicidade não querem dizer a mesma coisa, mas a expressão “a propaganda é a alma do
negócio” é popularmente dita. Porém, é através da publicidade, termo correto, que empresários, desde os menores, fazem uso dela para vender os seus produtos.
Existem diversas formas de mostrá-los ao consumidor para que haja um possível interesse. A criatividade, por exemplo, é um fator muito importante por parte do publicitário, pois criada a marca, será estampada e divulgada com a mensagem de apelo para o consumo, nas mídias todas, como nos locais de venda, direcionados para a atenção do consumidor.
Influência da Propaganda
De alguma forma todas as pessoas são influenciadas pela propaganda. E quantas vezes elas ficam inebriadas por sentimentos do desejo de possuir, não importa que produto seja. Ter alguma coisa é como ter uma experiência daquilo que é novo e sedutor ao desejo. O poder de persuadir através da propaganda é inquestionável. Às vezes jingles, frases de efeito, celebridades, mulheres bonitas, entre outros, independente do produto em si, incorporam no consumidor o desejo de compra, independente do meio veiculador, jornal, rádio, televisão,metrô, placas, etc.
Impacto da Propaganda
O publicitário é o elemento especialista criativo e criador de uma propaganda. Sua primeira preocupação é a de como irá atingir e sensibilizar o consumidor para atraí-lo ao produto exposto. Existem muitas ações e procedimentos, a propaganda age de várias formas a impressionar desde uma pessoa, até grupos maiores, como a família, grupo social, comunidades e a sociedade em geral. A propaganda em si, somente precisa no seu contexto, da originalidade, da assimilação e relação, da curiosidade e emoção. Evidencia, dessa forma, que para motivar o consumidor à compra, os sentidos e as emoções são os centros iniciais a serem despertados, para depois, o da razão. Num espaço ambiental, por exemplo, o impacto da propaganda é muito grande, por isso muitos investem em expô-la em ônibus, metrô, pois milhares de pessoas fazem uso dele diariamente, lembrando-se da propaganda.
Os principais veículos da Propaganda
Esses veículos são os recursos de comunicação utilizados para a propaganda. A mensagem de uma propaganda é criada e enviada ao consumidor que responderá de forma positiva ou não, dependendo do seu resultado comercial. Dentre os muitos existentes, podem-se destacar os jornais, revistas, rádios, TVs, internet, outdoors, ônibus, metrô, entre outros.
O alcance de uma propaganda depende de uma série de procedimentos que consigam levar ao consumidor uma mensagem direta e persuasiva.
Fonte: http://www.zun.com.br/
Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah.
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah.
Nenhum comentário:
Postar um comentário