Quando uma pessoa deseja manifestar-se através de uma denúncia, uma reclamação, uma sugestão ou até mesmo tecer elogios, ela pode se valer de uma Ouvidoria seja ela pública ou não. Na Ouvidoria pública, o cidadão comum passa a ser participante do controle e fiscalização dos serviços. Numa empresaparticular o Ouvidor é a pessoa responsávelpara representar o cidadão que busca uma solução para o seu problema.
Objetivo
Como atividade independente e autônoma a Ouvidoria pública ou privada, deve acolher os pedidos do público em geral , analisar e buscar soluções, recomendando e orientando a empresa para que melhore os serviços ou os atendimentos prestados.
Valores
Responsabilidades
Ouvido o cidadão, o Ouvidor deverá remeter ao escalão máximo da organização todos os problemas que atingem os seus colaboradores, fornecedores e usuários em geral e, recomendando, inclusive, a adoção de medidas que corrijam as falhas.
O Ouvidor
É a pessoa que deve atender ao pedido com rapidez, com senso de justiça, de forma imparcial e que poderá dar solução ao problema. Numa organização, é o mediador que defende o cidadão com ética e clareza, que atua junto dele como seu aliado, sugerindo possíveis mudanças para a melhoria de atendimento ou serviço.
Procurando a Ouvidoria
Uma Ouvidoria, em hipótese alguma, poderá ser uma intermediária de “fachada” de relacionamento cidadão/organização.
Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah.
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah.
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