terça-feira, 15 de maio de 2012

Compensa fazer previdência privada?

A previdência privada oferecida por vários bancos é uma poupança alternativa, que complementa a aposentadoria recebida pelo INSS.



economias financeirasInfelizmente, a previdência promovida pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS ainda apresenta um quadro bastante falho no Brasil Depois de 30 anos de contribuição para a mulher e 35 anos para o homem, uma aposentadoria, com certeza, não irá permitir o mesmo padrão de vida em que se tinha antes de se obter este benefício. O valor a ser recebido nunca será o mesmo e, pelo contrário, significativamente inferior ao que recebia. Seria, nesse caso, interessante, ter contribuído com a previdência privada?

O que é uma previdência privada?

Pote de dinheiros
É uma maneira de aplicação mensal de um determinado valor, em que o seu retorno deverá sempre ser em longo prazo. Após esse período de aplicação, existe a opção de escolha do recebimento por mês, como se fosse a complementação da aposentadoria – que pode, ou não, ser vitalícia, conforme o plano escolhido, bem como, a retirada de todo o valor de uma só vez.
A previdência privada nunca deve ser uma aplicação de curto prazo, esperando o retorno desse investimento para, por exemplo, comprar um novo carro. Nesta situação, existem outros tipos de aplicações, que são consideradas mais eficientes. Numa previdência privada, a preocupação é a de guardar o dinheiro pensando no futuro.


Previdência privada é confiável?

Homem fazendo sinal de positivo
Pelo “andar da carruagem” sim, a previdência privada é confiável. Além de tudo, é uma alternativa de poupança para o futuro, considerada segura, pois é administrada por instituiçõesfinanceiras sólidas. E não se deve tê-la apenas como poupança, mas também, como uma necessidade.
Porém, as pessoas mais velhas ainda são receosas quanto as aplicações neste  tipo de poupança, pois, num passado não muito distante, esses fundos, por vários motivos, não eram confiáveis. Hoje, entretanto, isso não acontece mais, devido, ao contrário de outros tempos, a economia ser estável e as entidades responsáveis que são consideradas de confiança. Cabe então, a cada um a escolha da empresa que lhe inspire maior credibilidade.


Considerações sobre a previdência privada?

Claro que será necessário um planejamento de aplicação e, quando se fala nisto, diz-se respeito à atitude a ser tomada por um longo tempo e que não deverá, na medida do possível, ser descontinuada. Uma aplicação mensal razoável seria entre 5% e 15% do valor do salário.
Mas existem outras formas de se guardar dinheiro também, como a compra de uma casa para aluguel, por exemplo. Contribui-se com o INSS e a casa passa a ser uma reserva de poupança para o futuro. Quando da aposentadoria, a pessoa recebe do INSS, conta ainda com a casa e recebe também da poupança privada.
Embora não seja tudo o que se sonha para o futuro, a contribuição junto ao INSS não deve deixar de ser paga, pois, além de tudo, trata-se de um “seguro” também para o caso de algum impedimento no trabalho, como, por exemplo, numa doença ou para a família, em caso de morte.
A previdência privada é, então, a possibilidade que se tem de manter o mesmo padrão de vida depois que se aposenta pelo INSS. Escolher a instituição e pontualidade no pagamento são elementos indispensáveis para um bom resultado no final.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD