quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tire suas dúvidas sobre o INSS

O INSS é o responsável em receber as contribuições para manter a Previdência Social, responsável no pagamento de vários benefícios.


Logo da Previdência Social
O Instituto Nacional do Seguro Social ou simplesmente INSS, é uma instituição do Governo Federal que recebe contribuições para manutenção da Previdência Social, responsável pelo pagamento de alguns benefícios. Parte dessa contribuição é descontada do funcionário em folha de pagamento, referente à faixa salarial do trabalhador que varia entre 8% a 11% do valor do salário.
A Previdência Social por intermédio do INSS oferece vários benefícios, porém muitas duvidas sobre o INSS rodam os contribuintes, dentre os mais procurados estão os relacionados à aposentadoria, auxílio doença e licença maternidade que trataremos nesse artigo. Para conhecer mais benefícios e sanar todas as dúvidas, consulte o site da Previdedência Social.

Dúvidas do INSS aposentadoria

Idoso pensativo
Tem direito à aposentadoria por idade os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e feminino a partir de 60 anos de idade, os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade a partir dos 60 anos. Para solicitar o benefício os trabalhadores urbanos precisam provar 180 contribuições mensais e os rurais 180 meses de atividade rural, o trabalhador não precisa sair do emprego para solicitar o benefício. Aposentadoria por invalidez é concedido ao trabalhador que por doença ou acidente for considerado pela perícia médica da Previdência Social inapto a continuar exercendo suas atividades ou qualquer tipo de serviço que garanta seu sustento, não tem direito ao benefício quem já tiver doenças ou qualquer tipo de lesão que possa gerar o benefício, a não ser que a atividade agrave o caso. O benefício deixa de ser pago quando o trabalhador recupera a capacidade de realizar as atividades.

Dúvidas INSS auxílio doença

Médico olhando prontuário de paciente
Esse benefício é pago para o trabalhador que por motivos de doença necessite ficar afastado do trabalho por mais de 15 dias, é pago pela empresa até o 15° dia e a partir do 16° é pago pela Previdência Social. Para a concessão deste benefício o trabalhador precisa comprovar através de exames sua incapacidade que deve ser aprovado pela perícia médica da Previdência, para ter direito o trabalhador terá que ter contribuído com pelo menos 12 meses, esse prazo não é exigido em caso de acidente de trabalho ou fora do trabalho.

Dúvidas do INSS licença maternidade

Mãe e bebê
O benefício é um direito de todas as mulheres que trabalham e contribuem com a Previdência Social, o valor pago será o mesmo do salário recebido mensalmente, a licença maternidade pode ser solicitada até o 8º mês de gestação, ou antes, caso haja risco, o período de afastamento por lei é 4 meses, pois a lei que prevê a ampliação da licença ainda não foi aprovada para todas as categorias, porém alguns sindicatos tem trabalhado junto as empresas para que a licença maternidade possa ser estendida, mas vai da empresa aceitar ou não.
Em vista dos benefícios fornecidos e da segurança que o trabalhador pode ter no futuro, vale a pena contribuir com o INSS.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD