REFLEXÕES

‎"Ficar em silêncio não é apenas deixar de falar, mas educar os ouvidos para escutar tudo o que está à nossa volta”. Mesmo no meio de um som estrondoso de uma orquestra, o bom maestro consegue reconhecer uma flauta que esteja desafinada; da mesma maneira, nós precisamos treinar nossa audição, até que ela seja capaz de ouvir a voz de Deus no meio do mercado.

O homem moderno considera o silêncio a
lgo muito aborrecido. Acha difícil ficar quieto - está sempre ansioso para fazer algo, dar um conselho, colocar um trabalho de pé; e termina escravo de sua compulsão para agir.

Quando você se acostumar à quietude, quando conseguir passar alguns minutos do seu dia em silêncio, então terá realmente liberdade para decidir sobre sua vida.

Diz o poeta Gibran: "quando o seu pensamento não encontra raízes em seu coração, tende a ficar o tempo todo em sua boca".

Na verdade, precisamos ouvir mais, meditar mais e falar menos. Quem muito fala, muito erra. Ouvir é virtude de quem aprendeu a silenciar-se. Somente conseguiremos aprender quando exercitarmos essa virtude.

_________________________________________________________________________

O SOL E O VENTO....

O sol e o vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte.

O vento disse:



- Provarei que sou o mais forte. 

Vê aquela mulher que vem lá embaixo com um lenço azul no pescoço? 
Aposto como posso fazer com que ela tire o lenço mais depressa do que você. 

O sol aceitou a aposta e recolheu-se atrás de uma nuvem.

O vento começou a soprar até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, 
mais a mulher segurava o lenço junto a si.

Finalmente, o vento acalmou-se e desistiu de soprar.

Logo após, o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para a mulher.

Imediatamente ela esfregou o rosto e tirou o lenço do pescoço.

O sol disse, então, ao vento:

- Lembre-se disso: 
     
"A gentileza e a amizade são sempre mais fortes que a fúria e a força."

                                                                                                      


Problemas???
 

Esta é a história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas em sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu do seu carro furou. A serra elétrica quebrou. Cortou o dedo. E, ao final do dia, o seu carro não funcionou. O homem que contratou o carpinteiro ofereceu-lhe uma carona para casa. Durante o trajeto do trabalho para casa, ocarpinteiro nada falou. Quando chegaram em sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família. Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos. Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou-se. Os traços tensos de seu rosto transformaram-se num grande sorriso e ele abraçou seus filhos e beijou sua esposa. Um pouco mais tarde, depois de uma longa prosa e muitas risadas, o carpinteiro acompanhou sua visita até o carro.
Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou:
- Por que você tocou na árvore antes de entrar em casa?
- Ah ! esta é a minha “Árvore de Problemas” respondeu 
o carpinteiro. Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite eu deixo meus problemas nesta árvore antes que entrar em casa e os pego no dia seguinte. E você quer saber de uma coisa? Toda manhã quando passo pela árvore para retirar meus problemas do dia anterior, eles não são nem metade do que me lembro ter deixado. 

Faça você o mesmo que o carpinteiro. Não deixe os problemas do trabalho entrarem na sua casa. Abrace seus filhos, beije sua esposa (seu marido) e procure deixar todos os problemas na “árvore” antes de entrar e você verá que, no dia seguinte eles serão bem menores do que aparentavam ser no dia anterior.
_________________________________________________________________________________  




    Saiba dizer...

Não diga tudo que sabe,não faça tudo que pode, 
não acredite em tudo que ouve,não gaste tudo que tem, 
Pois,quem diz tudo que sabe,quem faz tudo que pode, 
quem acredita em tudo que ouve,quem gasta tudo que tem,
Muitas vezes,diz o que não convém,
faz o que não deve,julga o que não sabe,
gasta o que não pode.
 
_____________________________________________________
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD