sábado, 31 de março de 2012

Banco Central do Brasil funções


O Banco Central do Brasil exerce um papel fundamental no controle e fiscalização da atividade financeira no território brasileiro.
Prédio do BACENBanco Central do Brasil, também conhecido pelas siglas “BC” e “BACEN”, é a principal instituição monetária do país, recebendo tal competência de três importantes instituições: O Banco do Brasil, o Tesouro Nacional e a Superintendência da Moeda e do Crédito. Criado no dia 31 de dezembro de 1964, assumiu o papel de controlador principal do sistema monetário brasileiro, exercendo uma série de funções muito importantes para a economia do país. A organização da instituição é, atualmente, totalmente voltada para melhor aplicabilidade das funções econômicas, além das normas de mercado.
A seguir, citamos algumas das principais funções assumidas pelo Banco Central, em sua criação, e cumpridas até hoje pela instituição.

Emissão de papel moeda

Moeda e nota de um real
Até 1964, o Tesouro Nacional era responsável pela emissão de toda a moeda corrente no país, em papel e em metal. Após a criação do Banco Central, a instituição assumiu esse papel. Uma série de diretrizes e normas, muitas delas aplicadas a partir da Constituição Federal de 1988, determina como é feito o sistema de transação e envio de dinheiro para os bancos e cofres públicos. Atualmente, a maioria do dinheiro em circulação no Brasil é digital, e cabe também ao Banco Central a criação e emissão desse capital.



Fiscalização de bancos

Banco do Brasil
“Autorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituições financeiras”. O Banco Central tem o poder de regular todo o sistema financeiro do Brasil, intervindo, quando necessário, no funcionamento de bancos e financeiras. Tal papel é essencial na vida do cidadão, por manter controladas as tentativas de abusos por parte dos bancos. Um exemplo pouco conhecido é a determinação do BACEN que obriga os bancos a oferecerem uma opção de conta corrente sem cobrança de tarifas, para clientes com baixa utilização de serviços bancários.
Conhecer as funções do BACEN é uma excelente forma de aperfeiçoar nossa relação com os bancos e instituições financeiras. Não deixe de pesquisar mais sobre o assunto.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah  

sexta-feira, 30 de março de 2012

Trabalho e Família


TRABALHO E FAMÍLIA

Por Abraão Michelon


Como vai a família?

É, nossa vida é trabalhar, trabalhar e trabalhar. Parece que no mundo atual a vida do ser humano se resume apenas a trabalhar. Não quero de maneira nenhuma incentivá-lo a deixar o seu trabalho e sair por aí curtir sem se preocupar com as responsabilidades e obrigações de sua vida.


O meu intuito é alertar você, querido leitor, a refletir que o trabalho é muito importante não apenas para pagarmos nossas contas, mais também para sabermos que somos úteis para a sociedade, pois isto nos faz muito bem.


Mas nem só de trabalho deve ser a nossa vida, precisamos administrar nosso tempo com nosso trabalho, família, amigos e lazer. Focamos tantas vezes no trabalho que fazemos dele um hobby, mais depois de alguns anos vamos olhar para traz e ver o império que construímos em nossa vida profissional e vimos ao nosso lado que estamos sozinhos, e a família?

Assisti a um filme por nome “Click” onde Michael Newman interpretado pelo ator Adam Sandler é casado com Donna (Kate Beckinsale), com quem tem Ben (Joseph Castanon) e Samantha (Tatum McCann) como filhos. Trabalha num escritório de arquitetura, e foca tanto a promoção do chefe que acaba esquecendo dos momentos felizes, que aparentemente parecem tão chatos e cansativos, porém, acaba fazendo toda a diferença em nossa vida, como: brincar com os filhos, passear com a família no parque, tomar um sorvete junto da esposa, compartilhar suas alegrias com os pais. Com a ajuda de um controle remoto com um “click” ele pulava até a sua promoção, contudo, viu que aquilo que ele lutou tanto não valia de nada, pois havia perdido sua família. Será que não estamos entrando pelo mesmo caminho?

Tenhamos todos uma excelente reflexão!!!


  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah   

quinta-feira, 29 de março de 2012

Políticas públicas ambientais


A disseminação de educação ambiental para capacitar a sociedade se associa a esse instrumento de planejamento e gestão, dando-lhe sustentabilidade conceitual para o fomento de comportamentos e atitudes voltadas para o bem comum, implantando desse modo uma cultura de aprendizado constante capaz de alcançar o mais alto padrão de exercício de cidadania.
As políticas públicas ambientais, cujos princípios fundamentais estão assentados na precaução e prevenção de eventos deletérios à civilização humana, devem estar abalizadas por uma avaliação ambiental estratégica, entendida como a análise integral e sistêmica dos impactos ambientais e socioeconômicos advindos dos empreendimentos humanos, considerando-se a interação e a somatória dos efeitos ocasionados num determinado território, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em seus pilares ambiental, social e econômico.
Decorrentes deste entendimento, a responsabilidade regulatória e a implantação de políticas públicas ambientais, devem definir as diretrizes para o Plano Estadual de Gestão Integrada do Risco Ambiental que perpassa toda sua estrutura social, econômica e política, promovendo o exercício coerente da regulamentação ambiental e a gestão da complexidade dos sistemas integrados, que constituem os elementos dinâmicos do desenvolvimento sócio-econômico.
Alguns instrumentos se fazem imprescindíveis na operacionalização deste Plano Estadual de Gestão, sendo relevante destacar o Zoneamento Ecológico – Econômico – ZEE, referencial para o planejamento ambiental e gestão do processo harmônico de desenvolvimento, através da identificação de potencialidades e vocações de um território.
Por outro lado, não podemos deixar de referenciar a importância da qualificação profissional dos servidores públicos que atuam neste segmento estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado, levando-nos a considerar de alta prioridade a promoção de condições de treinamento e auto-desenvolvimento destes profissionais.
Como bem o sabemos, o risco ambiental é um parâmetro indissociável da atividade socioeconômica e neste sentido é necessário incentivarmos cada vez mais a colaboração entre o Estado e as empresas privadas, objetivando tornar as compensações ambientais mais que um tributo regulatório, e, evidentemente muito mais assistencialista, em investimentos voltados para minimizar os guetos de subdesenvolvimento e promover a universalização de condições e oportunidades a seus cidadãos nos segmentos de educação, saúde, moradia, segurança e renda.
Ressaltamos ainda a necessidade do permanente controle do Estado sobre os projetos que afetam as mudanças climáticas e as condições previstas no Acordo de Quioto, do qual o Brasil é participante, através do chamado MDL – Mecanismos de Desenvolvimento Limpo.
Nesse contexto, avaliamos que a implantação de projetos estratégicos no Estado, iniciados a partir de 2007, deve ser sustentada por uma gestão de risco ambiental calcada em regulamentação forte pelo Estado através de parcerias público-privadas proativas, pois o Maranhão atravessa um momento especial na formação de infra-estrutura básica de desenvolvimento econômico e social, diversificando sua matriz energética, recebendo investimentos dos setores de siderurgia, petróleo, gás, celulose, dentre outros, o que aumenta a responsabilidade do Estado na gestão ambiental, especialmente na busca do equilíbrio do custo-benefício entre a atividade econômica e a formação de passivos ambientais.
Para nortear os entendimentos acima expostos, consideramos como diretrizes prioritárias na operacionalização das ações necessárias ao equilíbrio entre a alavancagem econômica e social do estado e sua sustentabilidade ambiental, as que se seguem:
Dar continuidade ao Zoneamento Econômico-Ecológico, instrumento referencial para o planejamento, aplicação e monitoramento da política pública ambiental do Estado;
Dar continuidade à recuperação e transformação de áreas degradadas em regiões produtivas visando o incremento de produção de grãos sem necessidade de derrubar novas áreas;
Reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente através de realização de análise ambiental, definição de diretrizes, estabelecimento, implantação e controle de estratégias visando a implantação de gestão pública de resultados com conseqüente fortalecimento institucional.
Capacitação de corpo técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos com vistas a atualização de conceitos relativos aos seguimentos específicos que afetam a gestão ambiental do estado no cenário presente, tais como, regulamentação das atividades relativas a petróleo e gás natural, celulose, siderurgia, portos, energia térmica, hidrelétrica e energias alternativas e demais atividades econômicas que impactam os níveis de emissão de gases de efeito estufa.
Dar continuidade aos relacionamentos institucionais entre a secretaria de meio ambiente e recursos hídricos e os órgão correlatos na esfera federal objetivando a compatibilização das políticas publicas federais e estaduais e o aproveitamento racional dos recursos públicos disponíveis para ações do meio ambiente.
Diante do exposto, ratificamos que as diretrizes que norteiam o planejamento de políticas públicas para o Estado do Maranhão com vistas à retomada da gestão pública de resultados, liderada pelo governador Jackson Lago, entendem a gestão responsável e transparente do meio ambiente como condição “a priori” para o processo democrático e de desenvolvimento econômico e social do estado, e que esta gestão deve ser compartilhada com o poder municipal, constituindo esse entendimento uma meta do processo de descentralização administrativa e municipalização, implementadas em seu governo.
Autor: Telma Thomé
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah   

quarta-feira, 28 de março de 2012

Comissão Parlamentar de Inquérito conceito

As CPIs são importantes instrumentos de investigação e apuração de fatos ocorridos na administração municipal, estadual e federal.



CPI na ALESPAs CPIs, Comissões Parlamentares de Inquérito, são um dos instrumentos utilizados para a realização da democracia atual. Atualmente, ouvimos muito falar sobre tais comissões, e nomes como CPI do Mensalão, CPI dos Sanguessugas e CPI dos Bingos são constantes nos jornais e em toda a mídia. A definição mais objetiva para CPI é: um órgão de investigação criado e conduzido pelo poder legislativo (Câmara dos Deputados Federais, Estaduais e Vereadores), também responsável pela apuração dos fatos e com o caráter de transformar a própria Câmara em uma comissão.
Após a realização de inquéritos, investigações e apurações dos fatos envolvidos no processo, a comissão pode apontar os culpados e suas penas. Vale ressaltar que uma CPI não tem a obrigação de apontar os culpados, se não houverem evidências suficientes para tal.

Como são feitas as investigações?

Imagem sobre CPIComissão Parlamentar de Inquérito, para efetuar suas investigações, possui livre acesso à máquina burocrática, ou seja, dispõe de todos os documentos públicos exigidos aos atos administrativos através do princípio da publicidade. Tal documentação apresenta importantes dados sobre a gestão do bem público, e os integrantes da comissão devem utilizar estes dados para comprovar informações ou gerar novas investigações.

Quem pode participar de uma comissão?

Roberto JeffersonOs integrantes da CPI devem ser também membros da Câmara em questão. Por exemplo, em uma CPI instalada na Câmara dos Deputados Estaduais, apenas parlamentares desta instituição deverão integrar tal comissão. Vale também a restrição para o âmbito federal, ou seja, no caso de uma CPI criada na Câmara dos Deputados Federais, Senadores também poderão participar, pelo fato de também integrarem o Poder Legislativo Federal.
A mais importante limitação de uma CPI é não poder investigar o Presidente da República. As comissões acontecem desde 1946 e já foram responsáveis por diversas condenações.

Comissão Parlamentar de Inquérito e Câmara Municipal

As Comissões Parlamentares de Inquérito defluem da tríplice função que a Constituição da República Federativa de 1988 delegou ao Poder Legislativo, a saber, as funções legislativa, representativa e fiscalizadora das instâncias governamentais de poder

Fonte: www.zun.com.br

  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah   .



 

terça-feira, 27 de março de 2012

Rios mais poluídos do mundo

O envolvimento do ser humano com a natureza tem prejudicado extremamente o meio ambiente, causando a poluição de muitos rios.


A mãe natureza gerou ao ser humano criações esplêndidas, dando origem a um exato equilíbrio entre homem e o meio ambiente. Porém, com a ansiedade de evoluir e melhorar suas necessidades, cidadãos inerentes estão destruindo tudo o que há de melhor em nosso planeta, causando problemas no equilíbrio natural e prejudicando a saúde dos seres vivos de nosso ecossistema. Em muitos rios encontramos sujeiras produzidas ou jogadas pelo homem, desta maneira não preservando o nosso bem maior que é a água, conheçam alguns dos mais poluídos do mundo.


Rio Citarum

Rio Citarum.
Com nascente no Monte Wayang – Ilha Java, especificamente na cidade Indonésia, é um rio asiático com comprimento de 320 quilômetros. É o rio mais poluído do mundo, pois é nele que se despejam todos os tipos de sujeiras da cidade, por não ter leis ambientais, nem saneamento básico na capital, a situação do meio ambiente nesta região é precária. Também chegou a estas condições, pois a Indonésia sofreu um processo de industrialização sem controle nos anos 80.

Rio Yamuna

Rio Yamuna poluído.
Localizado no norte da Índia, possui comprimento de 1370 quilômetros, suas águas têm nascente em Yamunotri – Himalaia, e é caracterizado por ser o maior afluente do Rio Ganges. É fonte de recursos hídricos de aproximadamente 57 milhões de pessoas, poluído por sujeiras jogadas por cidadãos que o utilizam no transporte de pessoas e mercadorias. Nele também, são despejadas enormes quantidades de resíduos da capital indiana Deli.

Rio Amarelo

Rio Amarelo.
Chamado também de Huang He ou Huang Ho, está localizado na China, medindo 5.464 quilômetros, nascendo em Bayan Kara Ula – Qinghai. É de grande importância para seu país, pois além de ser fonte de água para um grande número de pessoas, também faz parte da economia chinesa, auxiliando com seus vales de terras férteis e ótimos pastos. Tornou-se poluído pelo extenso derramamento de petróleo em suas águas.
Dentre esses rios também encontramos: Rio Marilão – Filipinas, Rio Ganges – Índia e Rio Songhua – China.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah   

segunda-feira, 26 de março de 2012

Constituição Federal de 1988 resumo





Apresentamos as principais mudanças da Constituição de 1988, conhecida também, por muitos, como a primeira Constituição Cidadã. 


Palácio da Justiça em Brasilia
Considerada um dos marcos da trajetória política brasileira, a Constituição Federal de 1988 é dita por muitos teóricos como a “Constituição Cidadã”. Durante o encerramento da Assembleia Nacional Constituinte, o presidente do grupo que dirigia a nova legislação, o deputado Ulysses Guimarães, afirmou que a Constituição Cidadã recuperaria o direito de milhões de brasileiros, vítimas da pior das discriminações: a miséria.


Divisões

Promulgada no dia 5 de outubro de 1988, a Constituição possuia 245 artigos divididos nos seguintes títulos: I – Princípios Fundamentais, II – Direitos e Garantias Fundamentais, III – Organização do Estado, IV – Organização dos Poderes, V – Defesa do Estado e das Instituições, VI – Tributação e Orçamento, VII – Ordem Econômica e Financeira, VIII – Ordem Social e IX – Disposições Gerais.
Brasão da República Federativa do Brasil

Intenção

Na tentativa de romper com todas as falhas das Cartas Magnas anteriores a de 1988, a nova Constituição também esperava eliminar os antecedentes da Ditadura Militar, instituindo uma série de garantias políticas e sociais. Dentre as mudanças, a Carta qualificava como crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a tortura e ações armadas que foram constantes no regime militar.

Trabalho e Governo

Quanto às Leis Trabalhistas, a Constituição também trazia mudanças, como a definição de uma jornada máxima de trabalho de 44h/semanais, maior liberdade sindical com garantia de direito à greve, instituição do seguro desemprego e do FGTS, ampliação da licença-maternidade e outros direitos individuais e coletivos.
Câmara dos Deputados
Quanto às mudanças nos moldes do Governo Federal, a Constituição institui a interdependência entre os 3 poderes e restringiu a abrangência do poder das Forças Armadas. Conferindo maior democracia ao sistema eleitoral brasileiro, a partir de 1988, estavam reestabelecidas as eleições diretas para presidente da República, governadores de Estado e prefeitos municipais e estaria firmado o direito ao voto para analfabetos de todo o país, sendo esta uma das maiores confirmações sociais da Constituição Cidadã.
O voto passaria a ser obrigatório para maiores de 18 anos, facultativo para 16 e 17 anos e também estaria criado o sistema de turnos para eleições para presidente, governador e prefeito em municípios com mais de 200 mil habitantes.
A censura também teria fim a partir da Carta Magna de 1988: meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes e teatros estariam livres do veto que vigorava desde a rigidez militar, oficializando a liberdade de expressão no cenário nacional.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah   

domingo, 25 de março de 2012

Voto de qualidade significado

Votar é um dos direitos básicos do cidadão. Entretanto, o que significa o “voto de qualidade”? Neste artigo damos as explicações. 



Seção EleitoralVotar é uma das coisas mais importantes que todos nós possuímos e, ao contrário do que milhares de pessoas imaginam, o voto não pode ser jogado no lixo e muito menos descartado, pois ele possui muito valor e é extremamente precioso a sociedade. Com ele, escolhemos os governantes que vão “levar” nosso país e este caminho pode ser direcionado à frente, assim como pode ser para trás.
Urna eletrônica questionando sobre os votos brancos e nulos
Optar por um caminho nem sempre é fácil, não é mesmo? Certamente, pois todas as escolhas requerem alguns cuidados, e todas elas sempre acarretam alguma consequência. Também é assim com o nosso voto: quando não se estuda e pesquisa as propostas, o voto pode nos trazer futuras consequências, por isso, todas as pessoas deveriam estudar e pesquisar antes do voto.



Exercício de cidadania seriedade

Urna eletrônica com bandeira

Votar não serve simplesmente para contabilizar os votos, mas também para ver e fazer do voto uma ação de qualidade e que possa render frutos para o nosso país e para todas as pessoas. O voto de qualidade é exatamente esse, que visa melhorias para a sociedade em que vivemos.
Estudar, pesquisar e conhecer a vida política de cada candidato no período das eleições é sempre bom, pois isso ajuda muito na escolha. Esse cuidado não deve existir somente na etapa das eleições: sempre é viável ficar de olhos atentos aos políticos que são eleitos, para que assim, os cidadãos tenham sempre em mente a importância do voto de qualidade, que só é conseguido quando se tem muita pesquisa.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah   

sábado, 24 de março de 2012

Voto direito ou dever do cidadão



O voto é uma das armas mais eficientes que os cidadãos têm em mãos. Entretanto, ele é um direito ou um dever? Há algumas dúvidas. 



Portanto, assim como um direito, o voto também é um dever de cada cidadão que se preocupe com a política e, acima de tudo, com a melhoria de seu país. Por isso, todos devem utilizá-lo ao seu beneficio e especialmente para o beneficio da própria sociedade. Nada é mais aconselhável do que realizar o ato de votar, porém votar conscientemente.
Anúncio de campanha anti-corrupçãoO voto, com toda certeza, é a atitude mais correta e eficaz que nós possuímos em mãos. Através dele, muitas coisas podem ser mudadas, e a principal delas são os governantes, eleitos por meio de nossos votos. Deixar de votar é estar abrindo mão de algo que poderia ser mudado. Por isso, durante as eleições, votar em branco, anular o voto, não comparecer às urnas; enfim, todas essas atitudes não são nada boas, especialmente no país em que vivemos. Nas eleições, ao contrário do que muitas pessoas pensam, um voto faz sim toda a diferença. Deixar de votar, então, com certeza fará muita falta ao seu país, estado e cidade.




Voto sério

Desenho de urna eletrônicaO voto não é simplesmente um direito que cada cidadão possui, pois cada cidadão deve buscar realizá-lo como o poder de mudar a nação onde vive. Cada cidadão deve utilizar seu voto como uma atitude de qualidade; ou seja, votar conscientemente, votar não simplesmente por votar, nem votar em quaisquer candidatos.
Urna eletrônica com usuário apertando confirma

Primeiramente é preciso fazer pesquisas minuciosas, ver quais candidatos poderão realmente fazer algo para seu país, estado, ou cidade. Devemos utilizar o voto de maneira totalmente pensante, e não simplesmente jogá-lo fora, na inteção de apenas cumprir um dever.

  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah  

sexta-feira, 23 de março de 2012

Voto exercício de cidadania



Exerça seu direito de cidadão e vote conscientemente. Mas será que o voto é só mais um dos direitos que podemos exercer? 


Urna eletrônica com eleitor votandoOptar por um presidente e escolher o futuro de seu país por quatro anos são algumas das atividades de todas as pessoas que votam. O voto é uma importante atividade para todos os brasileiros, sem distinções. Cidadãos que se preocupam com o futuro de seu país enxergam o voto como um grandioso exercício de cidadania, e não somente como um exercício que não possa trazer benefícios.


Importância do voto

Desenho de urna eletrônica sob bandeira brasileira
Há quem veja o voto como uma ação desperdiçada, que não traz coisas boas. É importante sublinhar que, já que votamos, o ideal é votarmos em algum político correto, que seja capaz de trazer novos rumos para o país, estado, ou cidade onde moramos. Isso realmente faz toda a diferença e não somente para a gente, mas para todos os cidadãos do país. São os políticos que resolvem aplicar as verbas para os determinados locais que necessitam, regem as leis e determinam várias causas; ou seja, são eles quem direcionam e realmente dirigem o nosso país.
Portanto, devemos optar somente por políticos que estejam interessados em realizar melhorias. De modo triste, nosso país não é um exemplo em política, pois a todo momento surgem novas histórias que fazem com que fiquemos mais desanimados quando a questão é política e com menor vontade de votar. Porém, é exatamente por estas histórias ocorrerem que todos os cidadãos não devem se desinteressar pelos seus votos, pois são eles que podem mudar uma nação.
Todos devem votar conscientemente; ou seja, pesquisar cada candidato, sua história, se o político tem uma vida correta e se já não se envolveu em escândalos relacionados à política; enfim, votar de maneira inteligente. O voto realmente é um exercício de cidadania. Sendo assim, todos os cidadãos devem utilizá-lo de maneira consciente. Para que as melhorias e os benefícios realmente aconteçam.
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah   

quinta-feira, 22 de março de 2012

Ética pública no setor público

Os valores éticos que deveriam nortear a administração pública, a sociedade como responsável direta para provocar mudanças necessárias. 

Balança da justiça com algemas e malhete O Brasil parece que nunca sentiu tanto a falta de ética no que diz respeito à atividade pública. Sente-se que a ética foi transformada numa banalidade, em que as atitudes, os conceitos e as decisões não importem mais quais sejam.                                                   A ética talvez até seja uma condição mundial, mas não é o que vemos aqui em nosso país e tanto a população brasileira quanto o próprio país merece respeito, a se começar pela questão ética.


Na filosofia é o termo usado para os assuntos morais. Deriva do grego e significa “aquilo que pertence ao caráter”. A ética fundamenta-se na boa vivência pelo pensamento humano.O que é ética

Ética pública


Homem segurando um anjinho e um capetinha em suas mãos.A sociedade hoje está cética no que diz respeito à moralidade da administração pública. Não se acredita mais, pois provavelmente está cansada de assistir aos desmandos políticos e administrativos que a cada dia que passa são manchetes nos meios de comunicação. A ética pública deveria ser um instrumento da administração que revitalizasse a forma de tomada de atitudes, de maneira que ela fosse democrática e dos interesses do país, e não, de poucos. E ao servir o público, prestasse suas contas eticamente e principalmente todos aqueles que têm o poder e responsabilidade da decisão.

Ética no Brasil

Mala cheia de dinheiro Hoje, infelizmente, as palavras que mais se ouvem quando ligadas ao setor público são: corrupção, ladrão, “vai acabar em pizza”. O tal do “jeitinho brasileiro” tornou-se norma cotidiana e rotineira na prática comum. Mas, sempre é possível mudar ou melhorar esta condição. A sociedade organizada, entendendo que sua participação ativa de livre escolha, influencia positivamente para decisões corretas dos representantes, torna-se talvez, o fator mais importante de necessária mudança.
O cidadão comum, enquanto aquele que escolhe e cobra devem ser exemplos, demonstrando nas atitudes e pensamentos que não compactuam com nenhuma dessas formas de apodrecimento dos valores morais.
Vídeo muito interessante sobre a ética:

o que é ética e moral? Com Mario Sergio Cortella.



Fonte: http://www.zun.com.br/etica-publica-no-setor-publico/
  Abraão Michelon
Empresário, Bacharel em Teologia, Casado com Michelle Oliveira de Sousa e pai de Isaac e Sarah  

Visita a caverna de VALINHOS/SP - REPORTAGEM REDE RECORD